sábado, 19 de março de 2011

Game Over




Vídeo Game, hoje em sala de aula meu professor de Computação Gráfica passou um filme sobre o inicio da criação do vídeo game. Através do qual pode conhecer um pouco da historias desta esplêndida e maravilhosa criação.
Depois de algum tampo reparei que esta tão interessado pelo filme que nem tinha me dado conta do titulo do Filme “A era dos Vídeo Games” , legal. Ops legal? Já indo embora veio em minha cabeça um mundo de indagações as respeito do filme de vídeo games e tal.
Apesar do filme, documentário, ter sido produzido por uma grande emissora da TV da cabo com e ter um referencial indiscutível dos teus inúmero documentários já apresentado, me atrevo a dizer que a mesmo foi infeliz em escolher tal titulo “A era dos Vídeo Games”.
O termo “A era ...” é utilizado quando queremos nos dirigir a alguma coisa do passado, uma coisa a qual não existe mais ou que pelo menos é historia. E desde quando Vídeo Games é uma coisa do passado?
Não é pelo fato de uma coisa ter sito criada há alguns anos atrás posso falar que ela pertence ao passado, então terias vários documentários da era da roda, era da televisão, era do computador etc.
Vídeo Games é uma coisa ultramoderna, teve seus primeiros passos em computadores, onde foi criado nos Estados Unidos, mais exatamente no laboratório de pesquisas militares Brookhaven National Laboratory. O programa se chamava Tennis for Two e era exibido na tela de um osciloscópio. Uma simulação bem simplificada do esporte. Um ponto piscando representava a bola e os jogadores controlavam seu movimento por cima de uma linha vertical que representava a rede. Não havia na imagem a representação dos jogadores, apenas da 'bola' e da 'quadra' de tênis, numa vista lateral. O jogo nunca saiu do laboratório.

Surgiu na tentativa de trazer ao mundo as pessoas daquela época uma coisa diferente do que estavam acostumadas, extasiadas e cansadas de verem na tv que era a guerra। A pessoas precisavam de ter entretenimento. E alguns mestres na área da Tecnologia mostrou ao mundo que a computação não foi feita só pra criar criar armas de guerra, mas também diversão e alegria.


Depois dos primeiro passos da criação dos jogos em computadores, em 1971, a Magnavox começa a desenvolver o Odyssey, o primeiro videogame para ser conectado à TV, a principio a era de criar a melhor televisão do mundo. Ele pensava em criar uma TV interativa com jogos, mas a idéia não vinga. Uma ótima idéia tendo em vista que nesse tempo os computadores eram compostos pro gigantescas parafornalhas tomando grandes proporções de espaço, sem falar do custo. Então criam-se a Computer Space, uma máquina só para jogar Spacewar. Mais conhecida em minha geração com o famoso Fliperama.
Como a idéia da Spacewar foi uma estou de lucros daí pra frente foram criando novos vídeos games, mais tarde criadoo primeiro console programável com jogos em cartucho da Atari. Entre os títulos, há conversões de jogos para arcade e games criados exclusivamente para o console doméstico. As vendas são um tremendo sucesso e, mesmo assim, acontecem atritos entre Bushnell e Steve Ross, presidente da Warner Communications.
Foi o que foi.., como firam que a idéia de criar jogos era uma coisa que dava dinheiro, foi a gota sugiram inúmeras novas empresas tentando levar uma fatia do bolo. Coisa que não deu muito certo, pos as empresa visavam só ganhar e ganhar dinheiro e acabaram se esquecendo ou não aprenderão que não é só criar, inventar pontinhos coloridos se mexendo de um lado para o outro no visor. Foram criado uma pancada de lixo computacional gráficos. E não é de hoje que nós sempre queremos mais e mais. Com essa demanda descontrolada de lixo computacional gráfico o Vídeo Game passou por um tempo de crise.
O tempo passou e devido a exigências dos adeptos aos jogos as a empresas para se manter tiveram que inverti, tanto em equipamentos quanto em criatividade. Graças aos avanços tecnológicos foram criadas novas ferramentas parceiras desta maravilha que é o Vídeo Games. A placa de vídeo é um exemplo clássico e fundamental para a evolução, com um chip e dispositivos semelhantes ao processador, mas própria pra os jogos, aumentando a qualidade de vídeo.
Na área de computação gráfica, nem é preciso falar. A todo o momento nos deparamos com inúmeras demonstrações do que essa parte da computação é capaz. Leva pra dento do monitor o mundo real. Destorce a realidade. Brincar com o que é real e o que não poder ser. Criam personagens inventam lugares de uma forma onde muitas das vezes nos iludem e nos fazem perde a noção do que é real ou fictício, o que é verdade e o que é miragem. A Computação Gráfica, dá ao profissional o poder de levar pra dentro da tela tudo aquilo que sua imaginação permiti. Chegamos a um nível tão elevado onde essa, onde o olho humano por si só já não consegue capitar e diferenciar onde começa ou termina, prova disso são alguns filmes que já utilizam tal tecnologia. Sou prova vivo do que falo. Fui a uma loja li a sinopec de um Filme, de tão interessante comprei, no que fui assistir levei alguns minutos pra reparar que filme era um desenho (Beowulf em 3D), uma personagem do filme foi inspirada em uma atriz muito famosa, e muita das vezes me perguntava se era ou não desenho. Engraçado ne? Mas quem é que viu o Filme Avatar e se perguntou se era maquiagem ou não!
Com a invenção da tecnologia 3D as imagens de duas dimensões elaboradas de forma a proporcionarem a ilusão de terem três dimensões, assim alterando o ângulo de cada um deles e fazendo com que o cérebro crie a ilusão de profundidade, ou com o auxílio da computação gráfica entre outros recursos, pode-se fazer com que a figura dê a impressão de apresentar, também, profundidade, o que dá maior semelhança com o objeto representado. O vídeo games ganharam personagens mais semelhantes ao homem, traços humanos e muito com estórias. O Jogo se tornou mais dinâmico, interativo o jogo o personagem tem um enredo, um contexto por traz do objetivo do jogo. A cada dia que passa novos jogos e programas são lançados, PayStantion’s 2, 3, ExBox, etc sem falar nos portáteis.
Então, agora caro leito deve entender quando discordo do titulo do Documentário.
Vídeos Games são, e estão se sempre estarão na onda do Momento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário